Anatomia do Ciclismo, Shannon Sovndal

Recentemente adquiri o Livro: Anatomia do Ciclismo, de Shannon Sovndal. Sovndal, atualmente médico da equipe profissional de ciclismo Garmin-Barracuda (equipe que David Zabriskie faz parte, o mesmo é vegan), descreve de forma simples como melhorar o treinamento e como o treinamento com peso pode ajudar na melhora como atleta em cima de uma bicicleta.

Quando eu comecei no ciclismo – a pouco tempo, diga-se de passagem – percebi que o mesmo era rodeado de mitos que muitos eu não sei se são verdades, como por exemplo: correr prejudica na pedalada e que musculação também prejudica na pedalada. Ao meu ver, o problema da musculação, para quem não tem a disponibilidade de um técnico, é que, quando se vai a uma academia para se exercitar, é difícil encontrar instrutores ou profissionais que se interessem para o desenvolvimento correto de exercícios que auxilem em cima de uma bicicleta. Essa não é uma reclamação minha, mas em minha experiência, tenho notado que a maioria das pessoas – mesmo um amigo meu que aspira o fisiculturismo – reclamam da falta de vontade e preparo dos instrutores de academia. Sendo, que uma equipe especializada de treinadores é mais cara, convém então, aprendermos algumas coisas para que não percamos tempo em um aparelho de academia.

O livro aborda os músculos que envonvem a pedalada juntamente com 74 exercícios que focam o aumento de força e eficácia de movimento. Alguns deles você pode fazer em casa sem o auxílio de aparelhos, como por exemplo a “prancha”, que envolve os músculos do reto do abdomén, ajudando a fortalecer os músculos respiratórios que provém a entrada máxima de oxigênio. Outros exemplos seria a “prancha oblíqua”, “abdominal reverso”, “salto vertical bipodal”, entre outros.

Mas, o detalhe fica que o autor, aborda o músculo envolvido, o movimento para desenvolvimento de força e melhora motora, e o resultado disso em cima de uma bicicleta. Bem ilustrado, é um ótimo guia para se levar na academia e fazer seu trabalho para a melhora motora e de performance em cima de sua magrela.

Fica ai a dica de leitura….

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